quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A ORAÇÃO É A RESPIRAÇÃO DE DEUS EM NÓS.


      Muito fala-se sobre o sublime momento da oração cristã. De quais formas são definidas e/ou comparadas. Podemos dizer que ela pode ser comparada a uma estrada duplicada e sem trânsito que nos leva a Deus.  Também, a experiência de uma viagem até ao trono de Deus sem o mover de um mero centímetro no espaço, porém, plenamente capaz de aliviar as maiores ansiedades e proporcionar momentos de inestimável descanso. Ainda, ação em que o ser humano se esvazia diante do Supremo Deus do Universo por intermédio da fé a fim de ter a paz celestial inundando seu ser. Certamente, a oração tem características terapêuticas pelo bem que faz ao que a realiza. Oração é o exercício da alma. 

        Quem muito bem escreveu sobre esse aspecto importante na vida do cristão foi Henri J. M. Nouwen, ao afirmar que "é provável que não exista imagem que expresse tão bem a intimidade com Deus na oração como a imagem do sopro de Deus. Somos como asmáticos curados da ansiedade. O Espírito afastou nossa angústia e tornou tudo novo para nós. Recebemos um novo alento, uma nova liberdade, uma nova vida. Essa nova vida é a vida divina de Deus. Assim, a oração é a respiração de Deus em nós pela qual fazemos parte da vida de Deus e nascemos de novo.

         Acho bem interessante e relevante a máxima bem conhecida no meio evangélico: "muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder." Por isso, ter-se um estilo de vida adornado pela oração é uma decisão  sábia e agradável a Deus (Orai sem cessar - 1ª Tessalonicenses 5.17). Vamos orar, pois, assim permitiremos que a  vida de Deus se faça plena em nossas singelas vidas.

Pr. Marcelo Joaquim Santos da Costa

Um comentário:

  1. Bela reflexão!
    Somente com a prática da oração compreendemos a diferença que ela faz em nossas vidas, pois a busca pela presença e companhia de Deus sobrepõe toda a ansiedade!
    "Nossas orações diárias diminuem nossas preocupações diárias." Cyril J. Barber

    ResponderExcluir