segunda-feira, 9 de setembro de 2013

ADMINISTRADORES DE SI






E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: as raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.  – Lucas 9. 57, 58.

Nos vivemos com os nossas expressões de grande impacto emocional,  do tipo “SENHOR, TÔ PASSANDO POR UMA PROVA, ME LIVRA DELA, DEUS”, OU “IRMÃ/ÃO, TÁ DIFÍCIL!”. E quem te disse que seria fácil?  Nunca será fácil quando o projeto do agir de Deus sou EU. Isso ocorre devido ao evangelho café com leite (chimarrão com açúcar), servido quentinho e aprazível, capaz de fazer parecer um conto de fadas, do tipo “Alice do país das maravilhas”(pregado por nós, pastores.) Mas, Cristo vai direto ao ponto: precisas estar disposto a aprender a administrar a ti. Talvez, nosso grande desafio! (domínio próprio).

DEFINIÇÃO - Temperança significa ter moderação em suas atitudes, ter equilíbrio, e é um termo oriundo do latim. Temperança é uma das virtudes universais, e é a que faz com que as pessoas moderem seus desejos e vontades, como as paixões, alimentos, bebidas, e etc. Ter temperança é ter uma virtude, ou qualidade, de quem modera tudo que faz, de quem não toma atitudes apenas pelas suas vontades, é alguém que sabe equilibrar, que tem parcimônia ao agir.

O nosso chamado é a um profundo autoconhecimento para termos capacidade de nos parar, quando for preciso fazê-lo, e a acelerar sem que que necessário, bem como a perceber o tempo certo para se  manter o ritmo. Não somos chamados a perfeição, mas a administração de nós mesmos.

Cristo nos aponta uma das situações mais temíveis aos seres humanos: a carência total. Jesus, sabia por experiência própria, que no deserto da racionalidade e espiritualidade humana verias grandes adversários lutarem dentro de você. VOCÊ PRECISA ESTAR PREPARADO!

ADMINISTRE A SI, MAS A VITÓRIA NÃO VIRÁ EM FORMA DE SALÁRIO
O nosso salário é muito bom. Ele nos faz levantar cedinho para ir até onde nos não gostaríamos de estar, aceitar situações que não concordamos e administrar os nossos conflitos pessoais, para ser digno do direito. (Mas, isso é no mundo físico que eu faço parte)
Agora, no meu mundo pessoal.  Preciso administrar alguns conflitos, mas qual será a minha paga por esse sacrifício. A liberdade, o contrário é a prisão, no mínimo.
Cristo nos deixa implícito – Administre a si e tenha muito mais do que um salário, tenha vida com qualidade, pois, não é necessário nem sequer ter uma toca, simples e escura para obter o quem tem valor. Apenas, siga os meus passos nesse caminho...

ADMINISTRE A SI, MAS A VITÓRIA NÃO VIRÁ  EM  FORMA DE SUCESSO
Outra grande sacada de Jesus é nos mostrar que podemos ter saúde psicológica perfeita. Ele nos abre os olhos e mostra: veja através da posição do Filho do homem a situação das raposas e das aves. Afinal, por ser “Filho do homem”           qual era o seu privilégio?

Cristo nos deixa implícito que podemos administrar até a nossa necessidade de reconhecimento se estivermos imitando seus passos em direção ao ser humano perdido. (Lembremo-nos que o ser humano é o que há de maior valor na perspectiva divina)

ADMINISTRE A SI,  MAS A VITÓRIA NÃO VIRÁ EM TRANQUILIDADE
Cristo sabe que quem não tem um lugar seguro sofrerá com as intempéries do mundo. Contudo, de diz:
Já controlei a fúria do mar e posso te ensinar a vencer seu mais revolto e profundo mar de dificuldades pessoais...
Sei de onde surgem os ventos e dar um basta em qualquer fenômeno da natureza. E, ao caminhar junto com CRISTO, se as condições climáticas começar a sufocar/congelar/derreter,  os seus sonhos, repense-os e, conforme o caso, jogue fora do barco, depois olhe para o Mestre e veja as dificuldades diminuírem.


CONCLUSÃO
Ter domínio próprio é ter a sua máquina pessoal  e espiritual em perfeito controle. Indo além, é ter o controle, independente da influência momentânea, boa ou ruim. É não ceder diante da maior vantagem, diante da maior perturbação, diante da nossa vontade pessoal, diante do pecado que tão de perto nos rodeia. Quando essas coisas tiverem o menor indício de impureza, ilegalidade, imoralidade, indecência, desumanidade, desonestidade, desrespeito, desconsideração, etc...


AGUARDE A RECOMPENSA DO SENHOR – HUMILHAI-VOS NA PRESENÇA DO SENHOR, CONFIA NELE E ELE VOS EXALTARÁ. 1ª Pe 5.6 

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ÍCONES DA BENIGNIDADE



"Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!"
Isaías 52:7


Qual é a lógica dos tempos atuais, já conhecidos como pós-modernidade? Sabemos que é a do "ponto a ponto", a dos "atalhos" (ícones), a do "vamos direto ao que interessa". Nestes tempos de "fast food" pensamos assim. Tem que ser pra ontem! 

Diante disto, reflitamos sobre o teor do fruto do espírito denominado: benignidade. Benignidade têm como entendimento o caráter propício do benigno. E ser disponível é um ponto muito bem contextualizado no pensamento atual, onde, os "atalhos" são uma usualidade no dia a dia das pessoas. Por conta disso, existem manipuladores de mentes com interesses ligados ao maligno "enganando a muitos", aproveitando a nossa negligente omissão.

Ser um "atalho" é ser uma referência positiva dentre muitas outras opções disponíveis nas "vitrines da vida". Assim, ao analisarmos a expressão de Isaías 52.7, fica claro que o nosso comprometimento com a pessoa humana  revela uma virtude cristã, por nos tornar "canal de bênção" ao levarmos o "bálsamo divino" a quem carece do sossego interior. 

Assim, quando a dúvida pairar sobre as mentes diante do caos sejamos quem leva a esperança. Levemos, então, alguém  a se encontrar como pessoa (muitos não vêem sentido na própria vida!) por perceberem o valor que Deus lhes atribui como seres humanos e objetivos máximos da sua ação na história  e, em consequência, a terem um encontro pessoal com o Senhor Jesus, pela simplicidade do refletir da nossa formosura de caráter, pessoal e cristã.

Amém.

Marcelo Joaquim Santos da Costa
pastor.