terça-feira, 25 de junho de 2013





VER, PARA CRER? João 20.19-31
Será que a máxima em destaque merece ser aceita como a expressão da verdade? Será que a fé pode ter aspectos tão racionais?  Sim/não???!!  Ao que parece, nos tem muito sentido essa prática, e, vamos até admitir, é bem segura, por eliminar a tensão do caminhar pelo escuro vale da incerteza.   
Contudo, caminhando pelos vales do cristianismo, essa pode ser uma questão controversa. E, por nós estarmos estudando sobre a fé, reflexo do Fruto do Espírito na vida do crente, não poderíamos deixar de refletir sobre essa questão, então, com honestidade, vamos analisar:

A primeira questão: quanto a questão da validade de tal ato:

A racionalidade nos concedida por Deus. E fazendo uso deste capacidade, usamos nosso senso crítico e analítico para balizar as nossas ações e decisões. Racionalmente é valido! Quando passamos a análise física e psicológica, também nos parecem bem aceitas, afinal, ir de encontro ao sistema nos deixará ansiosos, e isso atinge nosso corpo e nosso mente, e ninguém quer isso!
E, quanto espiritualmente: vemos que crer dessa forma não invalida a fé, porém, o Senhor Jesus repreendeu a Tomé e, e exortou a todos nós: mais felizes os que crerão ultrapassando a tirania da razão. FÉ É ACREDITAR NO QUE OS OLHOS NÃO VÊEM!

A segunda questão: quanto às consequências do ato.
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.

Tomé estava meio cético e queria provas cabais para confirmar crer. Longe das criticas a Tomé, pois, muitas vezes agimos de igual maneira, vemos que Jesus Cristo aceitou o desafio, e repetiu a sua aparição aos seus discípulos, só que desta vez Tomé estava presente.

Analise, com cuidado, a atitude de Tome:
A atitude de Tomé vai de encontro com a amplitude do propósito de Jesus Cristo. Com certeza, Jesus sabia que se a fé for somente proveniente de ações miraculosas visíveis, o poder de expansão do reino de Deus poderia sofrer limitações.  Verifique no evangelho de João 3.16, não existe limitação alguma para isso. Seria assim: as pessoas ao verem sinais e prodígios  logo expressariam a sua fé e regozijariam, e só assim passariam a crer em Jesus e serem salvas. E os que não vissem nada ficariam sem motivação para ter fé, e sem a possibilidade da salvação? DESSA FORMA, O SACRIFÍCIO DE JESUS CRISTO FICA DE LADO, SEM EFEITO! A BÍBLIA NOS ENSINA PELA GRAÇA DE DEUS SOMOS SALVOS, E É UM DOM GRATUITO OFERECIDO POR ELE A TODOS, BASTANDO SOMENTE CRER QUE ELE É O ÚNICO SENHOR E SUFICIENTE SALVADOR PARA A SUA VIDA.

Assim, outra situação poderia ser notada: A igreja ou local em que fossem contemplados os milagres seria famosa e lugar de peregrinação, e as coirmãs onde o milagre não acontece estaria fadada ao desprezo. A GLÓRIA SERIA DA IGREJA, NÃO DE JESUS, QUE PASSOU PELA PAIXÃO E CRUCIFICAÇÃO, E CRIOU A PRÓPRIA IGREJA. PODEMOS AINDA MENCIONAR QUE DEUS TERIA UM PODER LIMITADO, POR SER APENAS LOCAL, O QUE CONTRARIA AS ESCRITURAS SAGRADAS QUE AFIRMA QUE PARA DEUS NÃO EXISTEM IMPOSSIBILIDADES.

Fica claro a fé precisa ser em JESUS CRISTO, pois Ele se fez O MILAGRE por nós (completo), por ser o Messias de Deus. Na Bíblia consta que Ele é o autor e consumador da nossa fé. Podemos até nos alegrar e desejar outros milagres capazes de solucionar problemas da nossa vida, na dos nossos entes queridos, amigos, irmãos, igreja, e tudo mais. Mas, nada substituirá, ou será superior ao do CRISTO RESSURRETO (O MILAGRE DE JESUS FOI DEFINITIVO PARA A RENOVAÇÃO DA ALIANÇA).

Por fim, reflita:

Hoje, está em voga a total liberdade do ser humano. E isso é presente de Deus pra nós! Contudo, o que nós vemos por ai são pessoas com o mau uso da liberdade recebida. Temos o livre direito de escolha. Assim, se escolhermos aceitar a fé, é preciso tomar uma postura, definitiva, a exemplo de Tomé. Nesta linda cena, Jesus Cristo convidou a Tomé a eliminar as suas dúvidas, mas, depois olhou em seus olhos e, pacientemente, pensou: agora é contigo!

Tomé precisou tomar uma decisão. E decidiu pela fé, em crer! Senhor meu, e Deus meu. Senhor, pois, toda a autoridade da sua vida passou a ser Cristo; Deus, pois canalizaria todas as suas forças e adoração para servi-lo.
A FÉ NOS LEVA A TER UMA POSTURA DIANTE DE DEUS.  


Queridos(as), fé é um elemento fundamental que precisamos ter na vida. Creia em Jesus Cristo, incondicionalmente! É a decisão mais importante para qualquer pessoa. Não pense que não precisas desse remédio para a sua vida. Tenha ciência: a dor virá! Cuidado: pode ser que já esteja anestesiada pelas “maquilagens” em sua vida. Não te aches autossuficiente, pois, mais cedo ou mais tarde, descobriras que és dependente, literalmente. Não imagines que já tens tudo, pois, se não tens a vida eterna, afirmo, com toda a certeza, lhe falta o mais importante para a sua vida. Aceite o desafio de Jesus: toque as suas mãos e inspecione suas chagas. Aceite o desafio! Creia e sejas feliz, como nunca foste, por descobrir o sentido da vida, e viver uma vida plena e que vale a pena, com Cristo. 

Marcelo J. S. Costa
pastor